terça-feira, 12 de novembro de 2013

Organizar para ser bela e estar na moda

A roupa certa para cada idade

Por Ana Lívia Harada - Consultora de imagem
Publicado em 03/03/2009

Veja dicas da especialista para não errar no look.

A roupa certa para cada idade
A mulher quer sempre estar bonita em todas as fases da vida. E, graças à modernidade, hoje em dia temos recursos e fácil acesso à informações sobre moda, beleza, saúde e bem estar, o que é ótimo, pois funcionam como um guia. Porém muitas vezes, acabamos nos confundindo com o que é adequado para cada idade.
Como resultado, encontramos moças vestidas de senhoras, se comportando como crianças, e senhoras vestidas de gatinhas se comportando como tais. Nada errado com isso, porém, pode passar uma imagem um pouco equivocada.
A roupa nessas horas pode ser grande aliada ou a pior inimiga. Para fazermos bonito em todas as fases de nossas vidas, temos que prestar atenção em detalhes sutis, como o corte do cabelo, o decote das blusas, o caimento das calças, os acessórios, as cores das roupas...
O bom senso ajuda muito nesses momentos. Veja algumas dicas que podem ser úteis na hora da escolha de seu figurino:
Dos 14 aos 19 anos
Dos 14 aos 19 anos
A fase da adolescência... Uma delícia! Fase de descobertas, de mudança no corpo, de formação de valores, idéias e conceitos sobre a vida. Nesta fase a tendência é queremos nos encaixar em algum grupo, seja ele na escola, na turma do clube ou na família. Nossa identidade está em formação, geralmente uma menina desta idade ainda não tem ao certo um estilo definido de como se vestir, portanto, a regra aqui é não ter muitas regras! Tudo é permitido. A menina adolescente pode usar e abusar de cores alegres, estampas coloridas, e misturar muitos estilos em um só look. Vai depender da criatividade de cada uma.
As roupas podem ser mais justas ao corpo, podem ser usadas saias, vestidos e shorts mais curtinhos, sem cair na vulgaridade. A menina pode usar a barriga de fora, pois agora é a hora de se expor, de ganhar confiança, de explorar...
Não há nada de errado de usar sobreposições de vestidos e saias sobre meias coloridas, leggings, com tênis e casaquetos de moleton. Não há nada de errado de fazer o estilo surfistinha, e usar calça jeans e top ou ser retrô e usar calças boca de sino, batas indianas e sandalinhas de couro! Deve-se pensar apenas em respeitar o seu tipo físico, o estilo que você se identifica e dar asas a sua imaginação!

A maquiagem pode ser mais discreta, como um brilho nos lábios. O cabelo pode ser bem comprido, porém, deve estar bem cuidado.
Aos 20 anos
Aos 20 anos
Nesta idade, a jovem já está crescendo e não quer mais parecer uma menininha. Geralmente já começa a trabalhar, ganhar independência e sabe direitinho a imagem que quer passar. A roupa, porém, ainda tem um toque de individualidade, criatividade e jovialidade. Ainda é possível usar roupas mais sensuais, dependendo da ocasião, sem parecer inadequada. A jovem dos 20 anos geralmente sai para festas e pode usar fendas, decotes, rendas e comprimentos curtos. De manhã pode usar vestidos floridos, coloridos e alegres. É uma fase que a menina-mulher já sabe mostrar sua sensualidade, porém deve tomar cuidado para não exagerar nos brilhos e decotes nos lugares errados como no escritório, por exemplo.

Aos 30 anos
Aos 30 anos
Aos 30 a mulher já atingiu a maturidade. Sua vida pessoal e profissional já está mais estável. Nessa idade muitas já são mulheres casadas e mães. Aqui a elegância é o que predomina e não modismos. A mulher desta idade está mais contida para ousar em decotes, transparências e comprimentos curtos. Prefere peças de qualidade e durabilidade. Prefere um caimento bonito, uma modelagem bem feita, um tecido mais nobre. Pode ainda mostrar o colo, o ombro, e braços, use o bom senso, nada muito exagerado. Aos 30 é melhor deixar a barriguinha coberta, fica mais elegante. Prefira o uso de saias médias ou longas, e calças retas, com a cintura no lugar. Evite roupas muito justas, calças de cintura muito baixas. Mantenha, porém, a jovialidade, a feminilidade e a graça, não precisa se vestir de forma tradicional e clássica, muito séria! O comprimento do cabelo é de curto a médio longo, a maquiagem pode ser mais trabalhada, dependendo da ocasião. Os acessórios podem ser mais elaborados, mais chiques e de qualidade.

Aos 40 anos
Aos 40 anos
A estabilidade está no auge. A mulher de 40 anos, geralmente já atinge sua independência. Nesta idade algumas entram em crises. Não é necessário. Nada mais sexy do que a confiança, a sabedoria e a calma de uma mulher de 40 anos! Contudo, a roupa pode ser mais clean e sem exageros, mas não necessariamente careta. Continue apostando na qualidade das roupas, dos acessórios, e evitando as modinhas. Invista em peças de caimentos impecáveis e tecidos bons, o seu look ficará mais sofisticado! Use peças de design moderno e chique. Aposte nas calças retas, em uma camisa bonita, em valorizar o colo, em tecidos fluídos...
Cuidado com as fendas muito grandes, os decotes profundos, as estampas exageradas para não chamar atenção pela vulgaridade, ou os babadinhos, o cor-de-rosa clarinho, as rendas, para não parecer muito romântica e menininha.
O salto alto pode se tornar um grande aliado para alongar e afinar sua silhueta, deixar sua postura mais esguia e elegante, além de ser muito sensual. Prefira jóias discretas, para dar leveza e jovialidade ao visual. A maquiagem pode ter ênfase numa boa pele, um bronze nas maçãs do rosto e olhos bem delineados, abertos e vivos!

Aos 50
A roupa certa para cada idade
Nesta idade o corpo e a pele já estão mostrando sinais da idade, portanto, a escolha da roupa deve ser cada vez mais sutil. É importante que tenha qualidade. Qualidade não só no design, mas no caimento, na modelagem, na escolha do tecido. Nada de roupa muito ajustada no corpo, prefira caimentos mais retos, que não marquem muito a silhueta.
Tenha o rosto como ponto focal, ou seja, a área de maior destaque na hora de compor o look. Para isso use acessórios e jóias para dar presença ao seu visual e se enfeitar. Use ores, brilhos discretos, texturas, decotes e cabelo curto ou médio para realçar o seu rosto. Sapatos de bico fino são chiques e alongam o comprimento da perna. Saltos são bem vindos, mas prefira as sandálias fechadas. Invista em sapatos e bolsas de boa qualidade.

Aos 60
Aos 40 anos
A partir dos sessenta anos, nosso corpo já não é o mesmo, salvo algumas exceções, a maioria das mulheres nessa fase já teve grandes mudanças hormonais e metabólicas que implicam em ganho de peso, perda de massa muscular e perda da elasticidade da pele; o que favorecem as mudanças visíveis. Portanto, as roupas, jóias e os acessórios podem e devem se destacar. Prefira roupas mais fechadas, que cubram os braços e o colo, e utilize tecidos mais estruturados e nobres. Conjuntos de blazer e calça ou tailler são ótimas escolhas. Fuja um pouco das calças jeans, da camiseta, do look muito esportivo. Tente compor looks mais clássicos, você ficará mais elegante e passará um ar mais sofisticado. As jóias podem ter tamanhos variados, colares de pérolas ficam muito chiques, lenços, conjuntos de twin-set de cashmere, saias abaixo do joelho e calças de alfaiataria.  Fuja de vestidos curtos, de alça fina, e dos brilhos. Lembre-se menos é mais.

Leia também: Academia com a roupa certa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário