sexta-feira, 4 de julho de 2014

Refletindo

Dançando como  pode ou como sabe!

E os que foram vistos dançando foram julgados insanos pelos que não conseguiam ouvir a música.
Friedrich Nietzsche

Já  ouvi essa frase inúmeras vezes  desde quando era criança pelos meus pais, muitas vezes não entendia o verdadeiro significado do que queriam falar, falavam como se a gente soubesse o que queriam dizer e realmente não entendíamos mesmo, tanto eu como meus irmãos.
Queriam que  a gente entendesse porque seria bom, poderia nos evitar de não sabermos o que fazer em determinadas situações da vida e a gente estava tão preocupados com a vida, que não perguntávamos nada sobre esse "provérbio popular". Queríamos mesmo era "brincar" e foi brincando, brincando que fui aprendendo, hoje sei perfeitamente o que queriam ensinar mas, não ia adiantar muito entender o significado por que na vida só aprendemos com ela, com o lúdico, que é brincar!
E foi brincando sem saber que aprendi a "dançar como podia ou como sabia" a duras penas e como foi a duras penas. Minha mãe não estava comigo por que sai cedo de casa para estudar num outro Estado e em um internato, podem imaginar?
Meu ponto fraco é não saber dançar, foi aí que a coisa começou a complicar e até que tentei aprender mas, não levo jeito até hoje. Ah, se fosse dessa dança que ela estava falando! Seria tão mais fácil! Teria me polpado! Teria me machucado menos! Só que a vida não é simples como a gente pensa que é, e dançar também não é assim tão simples por que tem regras, passos a seguir e acompanhar, sintonia total com o parceiro.
Via minha mãe dançando sempre pela casa e sem nunca frequentar uma aula de dança, do jeito que podia e sabia lá estava dançando!
Lembro-me de um dia em que a vi dançando como uma dançarina de balé, pensava que não percebia quando dividia a comida feita no jantar para servir também no almoço, dançava naturalmente uma belíssima dança que só ela sabia e mais ninguém. 
Vi muitas manhãs meu pai indo para o corte de cana cansado ainda do dia anterior. Há algo inesquecível sobre ele, pouco frequentou a escola e o desejo de aprender a ler era maior que o cansaço do dia anterior mesmo assim ao chegar da roça pegava os livros e do jeito que sabia, podia e lia, com isso hoje sabe lê perfeitamente. Para ele dou o troféu de melhor dançarino, por que assim como a minha mãe teve que aprender a dançar sozinha como mãe de quatro filhos dançava pelos cômodos da casa de assoalho como podia e como sabia. Sabia? Não! Tiveram que aprender! Não frequentaram escola regular mas, a vida ensinou. Eles também foram para a aula de dança.

"Dançar é sentir, sentir é sofrer, sofrer é amar... Tu amas, sofres e sentes. Dança!"
Isadora Duncan


Dançamos como sabemos ou  podemos?
É assim,  não precisa de escola, melhor para nos ensinar que a vida não existe professor melhor.
Para quem quer aprender, as aulas são de graça e professor é o que não nos falta.
Nunca mais retornei a morar com os meus pais, mas a lição guardo no bolso como um manual por que todos os dias preciso dançar. 
Danço em qualquer lugar que for preciso, foi essa lição que aprendi!
Danço como sei e posso. O importante  é não perder a sintonia  e onde se quer chegar.
Vamos dançando!

O mundo já caiu, só me resta dançar sobre os destroços.
Clarice Lispector


Dançando...

Ter fé é dançar na beira do abismo
Friedrich Nietzsche

E dançando!
A gente aprende a dançar dependendo do ritmo!
E não é algo fácil, temos que treinar, gastar horas e horas, ás vezes com "calos" que não tem mais fim.
Eu ainda continuo aprendendo a dançar do jeito que sei e posso, só existe uma coisa que  não quero é deixar de dançar até que o meu tempo se encerre aqui!
Seja por isso que não sou tão compreendida!


Quem não ouve a melodia acha maluco quem dança...
Oswaldo Montenegro


Allê Monteiro





Nenhum comentário:

Postar um comentário