terça-feira, 28 de outubro de 2014

AS COISAS QUE VOCÊ NÃO PODE FAZER POR SEUS FILHOS
Se você é uma mãe, provavelmente faz muito por seus filhos. OK ... isso é um eufemismo. Você alimenta e os vesti. Você ouve suas histórias, seus gritos, suas queixas, suas alegrias. Você se certifica deles comerem seus legumes e verduras e ir para a cama na hora certa. Você pode fazer quase tudo por eles. Se você está preocupada com o seu desenvolvimento moral e espiritual (e a maioria de nós estamos), você provavelmente os leva à igreja, le histórias da Bíblia e ora antes de dormir.
Mas você já pensou sobre as coisas que você não pode fazer por eles? Eu posso disciplinar meus filhos quando eles fazem algo errado, mas eu não posso fazê-los querer fazer o certo. Eu posso levá-los à igreja, mas eu não posso fazê-los amar a Deus . Eu posso expô-los a pessoas que estão sofrendo, mas eu não posso dar-lhes um coração compassivo . Posso ser modelo gratidão, mas eu não posso dar-lhes um espírito contente . Eu posso falar com eles sobre como fazer boas escolhas, mas eu não posso dar-lhes um coração que quer seguir a Deus .
As coisas que eu posso fazer por eles são importantes - mesmo dando a vida. Mas as coisas que não posso fazer por eles são muito importantes também. Eu acredito que é onde a oração entra. Enquanto minha própria mãe não podia me dar um coração para a oração, ela certamente era um modelo para mim. Uma das minhas memórias mais vívidas quando criança em todo o meu caminho até a minha adolescência, era pegar a minha mãe de joelhos, no início da manhã, orando por mim. Eu não penso muito sobre isso no momento. Na verdade, eu ficava frequentemente irritada porque eu queria que ela preparasse o meu pequeno-almoço e fizesse todas as outras coisas que ela fazia para mim, como minha mãe. Mas ela sabia que orar por mim era uma maneira que ela poderia pedir a Deus para fazer as coisas que ela não podia fazer por mim ... as coisas que só Ele pode fazer.
No final do ensino fundamental, minha família estava se preparando para mudar para o exterior para um país da América do Sul. Minha mãe estava orando para que Deus providenciaria um amigo, apenas um bom amigo, para mim na minha nova escola em um novo país. Naquele verão, fomos de férias, eu e uma amiga, garota da minha idade, na piscina do hotel. Enquanto estávamos nadando, nossas mães estavam conversando e descobriram que ambas as nossas famílias estavam se preparando para ir para a mesma cidade, no mesmo país da América do Sul e nós estaríamos no mesmo grau na mesma escola. Coincidência? Mundo pequeno? Não é um acaso. Essa foi uma resposta à oração da minha mãe para um amigo para mim. E você não acha que Deus colocou no coração da minha mãe este desejo antes para que eu tivesse um amigo? Acabamos por ser grandes amigas e até colegas da faculdade.
Minha mãe é uma guerreira de oração, sem dúvida . E ela não apenas ora em seu próprio quarto de oração. Ela tomou as palavras de Jesus a sério em Mateus 18, onde Ele diz: "Em verdade eu vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso será feito por eles por meu Pai que está nos céus. Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles. " Quando eu estava no colégio, minha mãe começou a orar com um grupo de outras mães através de uma organização chamada Mães em oração (na época, ele foi chamado Moms em Touch). Mães em oração é uma organização internacional que reúne mães juntas para orar por seus filhos e suas escolas. Eu não sabia nada sobre Mães em Oração, quando eu estava no colégio, mas a minha vida tem sido certamente impactada por ela. O fato de que eu estar na High School sem fazer nada de estúpido é resultado da graça de Deus e as orações da minha mãe. Sem mencionar as orações de outras mães que oraram com minha mãe por seus filhos e elas oraram por mim.
Eu realmente não sabia nada sobre Mães em Oração até que chegou o momento de minha filha mais velha começar o jardim de infância. Eu estava uma pilha de nervos! Enviando meu bebê para fora na maioria das horas do dia, cinco dias por semana, era mais do que eu pensei que eu poderia lidar. Minha mãe me disse que eu deveria verificar se havia um grupo de oração que orasse pela escola primária da minha filha e lá estava! Desde a primeira semana que ela foi para o jardim de infância comecei a orar com quatro estranhas com uma coisa muito importante em comum ... o desejo de orar por nossos filhos e sua escola. Esses tempos tornaram-se rapidamente um dos meus momentos mais preciosos da semana. É uma coisa preciosa ouvir outras mães orarem com seus corações por seus filhos e, em seguida, ter o privilégio de também levantar seus filhos até o Pai. Ao ouvir estas mulheres orarem por meus filhos mudou a minha vida de oração. Elas oraram coisas para os meus filhos que eu nunca teria pensado em orar e eu incorporei essas coisas em minhas orações para os meus filhos.
No livro do Êxodo, Deus trouxe o Seu povo da escravidão e está prestes a dar-lhes os 10 mandamentos. Enquanto o seu líder, Moisés, está em cima da montanha recebendo a lei de Deus para levar de volta para o povo, os israelitas, o povo de Deus, construíram um bezerro de ouro para adorar no lugar de Deus. Em Êxodo 32, Deus disse a Moisés que ele está pronto para destruí-los e começar uma nova nação com Moisés. Moisés, em nome de Israel, implora a misericórdia de Deus e Ele se arrepende, retendo Sua raiva e continua a mostrar-lhes a Sua misericórdia e graça em seu lugar. Deus ouviu a oração de Moisés e cedeu. Eu não sei exatamente como a oração funciona, mas o que eu sei é que ela faz a diferença. Deus usa nossas orações para fazer as coisas que só Ele pode fazer.
Mais tarde, no livro de Ezequiel, há um cenário semelhante. O povo de Israel se afastou de Deus e estão vivendo em desobediência. Em Ezequiel 22: 30-31 Deus diz: "Eu olhei para alguém entre eles que erguesse o muro e se colocasse diante de mim na brecha em favor desta terra, para que eu não venha destruí-la, mas não encontrei ninguém. Então, eu derramarei o meu furor sobre eles, e os consumi com a minha raiva ardente, trazendo para baixo em suas próprias cabeças todos eles, diz o Senhor Deus. "O Senhor procurou por alguém para ficar na brecha, mas não havia ninguém".
Comparando as duas histórias e seus resultados muito diferentes, o meu primeiro pensamento é: "Se eu não ficar na brecha, na oração, por meus filhos quem vai?" Eu posso não entender completamente como a oração funciona, mas o que eu estou certa é que faz a diferença. Minhas orações para os meus filhos importa.
Joy Willis
(Joy Willis vive em Gainesville, Geórgia - EUA com seu marido pastor estudante Jamie, e suas três filhas)





2 comentários:

  1. Adoreiiii
    Oro até hoje pelos meus filhos, tornou-se um hábito depois que meu caçula, hoje com 4 anos nasceu.
    Então, oro por mim , por eles , pelo meu marido, família, amigos..
    O dia que não oro é como se estivesse faltando alguma coisa, algum pedaço do dia que não vivi
    Bjs
    Debby :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Debby, descobri na oração uma grande aliado que sempre está trabalhando ao nosso favor.
      Descobri que não posso fazer nada pelos meus filhos, impotente em certas ocasiões, pq não podemos ser onipresente na vida deles e, é aí que entra Deus pois Ele sim, é Onipresença!
      Bjsssss
      Volte sempre!
      Allê

      Excluir